No dia 22 de agosto de 2023, o Grupo de Impulso, composto pelo Procomex e mais 16 instituições multilaterais, realizou o 1º Workshop "Gestão de Riscos na Gestão Coordenada de Fronteiras".
Estavam presentes Ernani Checcucci, Especialista Sênior em Facilitação de Comércio do Banco Mundial; Rodrigo Quaresma, Analista Tributário da RFB no Aeroporto Internacional de São Paulo; Claudio Sepúlveda, da Organização Marítima Internacional (IMO) PBIP; Gustavo Perez, Consultor Privado Uruguai; Eduardo Rodríguez Apolinario, da Aduana de República Dominicana; e Carlos Farfán, do Grupo Regional do Setor Privado (OMA).
Os debates foram abrangentes e enriquecedores, abordando temas cruciais, como a definição e impacto da Gestão de Riscos nas esferas da Agricultura, Saúde, Segurança e Aduana. Além disso, foram explorados os desafios e oportunidades nos modais Aéreo, Marítimo e Terrestre, demonstrando o comprometimento integral com a eficiência e a segurança nas fronteiras.
Uma parte fundamental da discussão foi dedicada ao papel fundamental do Setor Privado como parceiro estratégico na Gestão de Riscos. Os palestrantes partilharam exemplos práticos impressionantes, destacando como a colaboração público-privada pode aprimorar ainda mais a eficácia das ações de gestão.
Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF): Mais do que um Conceito, uma Necessidade.
O objetivo maior dessa iniciativa é claro: aprimorar a produtividade e eficácia dos órgãos de controle fronteiriço na Região das Américas e no Caribe, por meio da aplicação estratégica da Gestão Coordenada de Fronteiras.
Quem está envolvido?