O fim do de minimis está mudando as regras do e-commerce global, e o Instituto Procomex faz parte dessa discussão na revista da OMA

Em menos de uma década, o e-commerce passou de um canal complementar a se tornar a espinha dorsal do comércio internacional de consumo. Entre 2014 e 2024, as vendas globais de e-commerce cresceram de USD 1,3 trilhão para quase USD 7 trilhões, transformando cadeias de suprimentos, o comportamento dos consumidores e o papel das administrações aduaneiras.

O que antes era visto como um instrumento de facilitação — o regime de minimis — hoje está no centro de um intenso debate global.

É com orgulho que o Instituto Aliança Procomex compartilha o artigo do seu Coordenador Executivo, John Edwin Mein, publicado na WCO News (revista oficial da Organização Mundial das Aduanas – OMA):

  • “E-commerce at a turning point: Customs, compliance and the end of de minimis”.

Nesta publicação, John Mein analisa o fim progressivo do de minimis e o impacto dessa virada sobre governos, plataformas e operadores logísticos — um tema central para quem atua em comércio exterior, e-commerce e modernização aduaneira.

De forma clara e embasada, o artigo mostra como o e-commerce exige novos modelos de governança, dados e conformidade — e como países como Brasil, EUA e membros da União Europeia estão redesenhando suas estratégias.

Uma leitura imperdível para todos que acompanham os desafios e oportunidades da transformação digital no comércio global.

Leia o artigo completo no botão do material de apoio.

Material de apoio