WebDialogue Módulo Recintos – Modal Aéreo

No dia 10 de novembro de 2021, aconteceu o WebDialogue "Módulo Recintos - Modal Aéreo". Dentre os representantes do setor público, estavam presentes Alexandre Zambrano (Gerente do Portal Único Siscomex da RFB), Diego de Borba Barbosa (PO do Módulo Recintos da RFB), Beatriz Grance Rinn (Coordenadora de TI do Procomex), Márcia de Souza (Supervisora do Aeroporto Internacional Tom Jobim - RIOGaleão) e Eduardo Henrique de Barros (Analista de Tecnologia da Informação Sênior do GRU Airport). Foram apresentados os insights sobre a nova norma de alfandegamento, a previsão de entrada em produção do Módulo Recintos, documentações técnicas das APIs e os fluxos do modal pelos recintos voluntários. Ao final da reunião, o setor público respondeu às perguntas enviadas previamente pelas empresas ao Procomex e teve oportunidade de interagir e compartilhar outras questões.

O Módulo Recintos é um conjunto de APIs que permite o recebimento de informações dos recintos aduaneiros, como movimentação física de pessoas, veículos e cargas, oferecendo uma maior transparência em relação ao que é transportado e armazenado, conseguindo fazer as análises da RFB operacionais e processos documentais mais rapidamente.

A nova norma de alfandegamento tem como objetivo o aperfeiçoamento dos controles físicos, a verificação das mercadorias, inclusive de forma remota, e o monitoramento, a adequação e a manutenção dos requisitos técnicos e operacionais aplicáveis ao recinto durante todo o período do alfandegamento.

Acesse a gravação e as apresentações do evento nos botões do material de apoio.

Material de apoio