WebDialogue Módulo Recintos – Modal Marítimo (Container)

No dia 12 de novembro de 2021, aconteceu o WebDialogue "Módulo Recintos - Modal Marítimo (Container)”, contando com a participação de Alexandre Zambrano (Gerente do Portal Único Siscomex da RFB), Diego de Borba Barbosa (PO do Módulo Recintos da RFB), Beatriz Grance Rinn (Coordenadora de TI do Procomex), Wagner Rodrigues Cruz de Souza (Diretor Executivo da ABTTC), Décio Gomes Cunhas (Especialista em Segurança Aduaneira da BTP) e o Vander Serra de Abreu (Co-fundador e Diretor Comercial da iPort Solutions). Ao longo do evento, foram apresentados os insights sobre a nova norma de alfandegamento, a previsão de entrada em produção do Módulo Recintos, documentações técnicas das APIs e os fluxos do modal pelos recintos voluntários. Ao final da reunião, foi separado um momento para que o setor público respondesse às perguntas enviadas, além disso o setor privado presente teve oportunidade de partilhar outras questões.

O Módulo Recintos é um conjunto de APIs que permite o recebimento de informações dos recintos aduaneiros, como movimentação física de pessoas, veículos e cargas, oferecendo uma maior transparência em relação ao que é transportado e armazenado, conseguindo fazer as análises da RFB operacionais e processos documentais mais rapidamente.

A nova norma de alfandegamento tem como objetivo o aperfeiçoamento dos controles físicos, a verificação das mercadorias, inclusive de forma remota, e o monitoramento, a adequação e a manutenção dos requisitos técnicos e operacionais aplicáveis ao recinto durante todo o período do alfandegamento.

Acesse a gravação e as apresentações do evento nos botões do material de apoio.

Material de apoio