WebDialogue Novidades do Portal Único Siscomex

No dia 15 de dezembro de 2022, aconteceu o WebDialogue “Novidades do Portal Único Siscomex”. Dentre os representantes do setor público estavam, Jackson Corbari (Subsecretário de Administração Aduaneira da RFB), Sérgio Alencar (Coordenador Operacional Aduaneiro da RFB), Igor Maia (Coordenador-Geral de Sistemas de Comércio Exterior da SECEX), Tiago Barbosa (Coordenador-Geral de Projetos Estratégicos e Gerente do Programa Portal Único Siscomex da SECEX), Danielle Lacerda (CECLAM/RFB), Carlos Steckel (CECLAM/RFB), Lucas Lima (CECLAM/RFB) e 440 intervenientes do setor privado.

O WebDialogue foi iniciado com a apresentação da atualização do cronograma de implementação do Portal Único Siscomex por Jackson Corbari, sendo ressaltada a retomada do desenvolvimento do Portal. A RFB e a SECEX compartilharam as novidades e últimas entregas realizadas, destacando a inspeção Coordenada entre RFB e Órgãos Anuentes, as Tabelas Comex, as inovações no Catálogo de Produtos e Atributos, e o Classif.

O módulo Catálogo de Produtos permite o registro e a manutenção de produtos e operadores estrangeiros, individualizados por empresa, visando ao reuso das informações nas operações de comércio exterior. É um módulo do Portal Único no qual o importador preenche as informações pertinentes às características do produto estruturadas em atributos. Dessa forma, os importadores apresentam informações precisas e de forma estruturada para cada produto transacionado.

O Classif é um módulo do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex), relativo à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e que é desenvolvido e gerido pelo Centro de Classificação Fiscal de Mercadorias (Ceclam) da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit).

Acesse a gravação e a apresentação do evento nos botões do material de apoio.

Material de apoio